Pages

Vira casaca



Sinopse: Jorge decide torcer para o Japão na final da Copa das Confederações. Segundo  ele os jogadores brasileiros são muito convencidos. Arnaldo fica revoltado com a posição de Jorge.

Na sala de estar, Jorge esta de frente a TV vestindo a camiseta da seleção do Japão. Ouve-se o burburinho do inicio do jogo.

Jorge: O jogo vai começar Arnaldo, vem rápido.

Chega Arnaldo.

Arnaldo: O que você esta fazendo com a camiseta do Japão?

Jorge: Vou torcer para os japoneses hoje.

Arnaldo: Ficou maluco? Qual é o seu problema?

Jorge: O Brasil não dá. Se a gente ganhar vamos achar que o Brasil fez tudo certo. Nosso time é uma porcaria, esse povo é muito convencido.

Arnaldo pega uma cerveja na mesa de centro, entre a TV e o sofá onde eles sentam.

Arnaldo: Você ainda ta comendo aquela japonesa? Só pode ser por isso que virou a casaca.

Jorge: Ela foi embora semana passada. Nem deu tchau.

Arnaldo:  Você quer que eu arrumo a Priscilinha para você esquecer essa japa? Em um minuto você vira brasileiro  e decora o hino nacional.

Jorge: Os japas merecem. É o jogo da vida deles. Olha lá os brasileiros, parece modelos desfilando na passarela.

Arnaldo: Jorge, você se acha melhor que todo mundo. Queria ver em 94, em 2002 se usaria essa camiseta. Tudo bem que nosso time é uma merda, mas vamos torcer. Nosso país fala português. Você não sabe uma palavra em japonês.  

Jorge: Eu sei que tem terremoto lá. A minha homenagem ao povo japonês.

Arnaldo: Podia ser a Itália, Alemanha, Espanha. Agora, o Japão? Vai torcer para o pior time.

Jorge: Os caras nunca ganharam uma Copa, precisamos dar uma ajuda para eles. A minha atitude é uma forma de democratizar o futebol. Se cada time de um continente diferente ganhar uma Copa nosso penta será mais valorizado.  

Arnaldo fica furioso, desliga a TV com o controle.

Arnaldo: A brincadeira acabou. Vai lá na japonesa da mercearia assistir o jogo com ela. Aqui é Brasil.

Jorge: Que isso Arnaldo? Que ignorância é essa? É só um jogo.

Arnaldo: Jogo é o caralho. Não tenho nada haver em democratizar o futebol. Onde já se viu esporte democratizar algum coisa. Vai, vai, vai, vai rápido. E não me venha com essa camiseta japonesa quando acabar o jogo.

Jorge: Eu pensei que nós éramos amigos, parceiros. A gente vive num país democrático.

Arnaldo: Vai embora antes que o jogo comece. Que palhaçada é essa? Ta pensando o que? Aqui não é o samba do criolo doido não. O mínimo de respeito, sou brasileiro, porra.  

Jorge: Você esta cometendo um grande erro na sua vida. Você esta me censurando. Tenho direito da liberdade de expressão.

Arnaldo (empurrando o amigo): Vai para a casa do chapéu com a sua liberdade de expressão. Isso aqui é futebol, não é discussão da ONU sobre direitos humanos. Quer torcer contra, vai lá pra mercearia.

Jorge: Perai Arnaldo, vamos negociar. Sabe aquele dinheiro que você me deve? Aquele do mês passado?  Não precisa pagar não. Fica de presente. Mas dai assisto o jogo aqui.

Arnaldo:  Não devo mais nada? Esta tudo certo? 0 a 0 entre nós.

Jorge: Tudo certo.

Arnaldo: Qual é o nome mesmo do atacante japonês?

Dia do Meio Ambiente

  
Homem cidade, homem selvagem. Animais. Somos todos vizinhos. O horizonte é o mesmo. Se faltar luz será para todos. Vivemos no mesmo meio nem sempre no melhor ambiente.



Prostituta

O governo deu um passo atrás ao tirar do ar a campanha de incentivo ao uso de preservativo por parte das prostitutas. Todos nós sabemos que elas são uma realidade.Já não basta não terem seus direitos de profissão reconhecidos, agora querem negar a sua existência? O governo deveria rever a sua posição se realmente quer zelar pela saúde da sua população. Porque elas não podem ser felizes?